quarta-feira, 17 de abril de 2013

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O GEOGEBRA

O Geogebra é um dos mais populares Softwares Educacionais Matemáticos. A sua grande diversidade recursos e as várias possibilidades de sua utlização fazem com que esse seja um recurso tecnológico muito utilizado pelos educadores, mas será que todos conhecem um pouco da história de desenvolvimento do Geogebra? Abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre esse fascinante Software.


FONTE: Wikipédia


Geogebra (aglutinação das palavras Geometria e Álgebra) é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra em uma única GUI[2]. Sua distribuição é livre, nos termos da GNU General Public License, e é escrito em linguagem Java, o que lhe permite estar disponível em várias plataformas


História  - Foi criado por Markus Hohenwarter para ser utilizado em ambiente de sala de aula. O projeto foi iniciado em 2001, na Universität Salzburg, e tem prosseguido em desenvolvimento na Florida Atlantic University.


Características - O programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc., assim como permite inserir funções e alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada. Equações e coordenadas também podem ser diretamente inseridas. Portanto, o GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, pontos, vetores, derivar e integrar funções, e ainda oferecer comandos para se encontrar raízes e pontos extremos de uma função. Com isto, o programa reúne as ferramentas tradicionais de geometria com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo. Isto tem a vantagem didática de representar, ao mesmo tempo e em um único ambiente visual, as características geométricas e algébricas de um mesmo objeto.

Prêmios
EASA 2002 - European Academic Software Award (Ronneby, Suécia).
Learnie Award 2003 - Austrian Educational Software Award (Viena, Áustria)
Digita 2004 - German Educational Software Award (Colônia, Alemanha).
Comenius 2004 - German Educational Media Award (Berlim, Alemanha).
Learnie Award 2005 - Austrian Educational Software Award for "Spezielle Relativitätstheorie mit GeoGebra" (Viena, Áustria).
Trophées du Libre 2005 - Prêmio Internacional de Software Livre, categoria Educação (Soissons, França) Twinning Award 2006 - 1º Prêmio no "Desafio dos Círculos" com GeoGebra (Linz, Áustria).
Learnie Award 2006 - Prêmio Austríaco de Software Educacional (Viena, Áustria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário